About Me

A minha foto
Poeta por inspiração e imposição da alma... Uma pessoa simples, que vive a vida como se fosse a letra de uma canção, o enredo de um filme, a preparação para uma vida superior, à espera da eternidade e do encontro com o Criador.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Green Day - Mostrando algumas plantas


Esta planta que apresento causa um formigueiro e alergia se tocar na pele. 
É uma erva-daninha, chama-se urtiga e é muito comum em Portugal, pelo menos no Norte.


Aqui com as flores. 
Para que a urtiga não cause alergia nem comichão há um truque: é suster a respiração ao tocar-lhe, quando queremos arrancá-las. Garanto que resulta. 

 


Esta é a flor do trevo comum. Esta planta cresce pelos beirais e caminhos. 
Invade os meus vasos quando as flores que eles têm morrem, mas na primavera arranco todas, para que os bolbos das minhas flores tenham espaço para voltar a nascer e crescer. 


A folha do trevo nasce em conjuntos de três, com forma de coração. 
Algumas, muito raramente, formam um conjunto de quatro, o chamado trevo-de-quatro-folhas, usado para dar sorte.


Este é trevo de jardim, com as flores cor-de-rosa.


Participando no Green Day

13 comentários:

Anónimo disse...

Lindas fotos minha amiga. Eu nunca tinha vista uma flor de urtiga. Conhecia a planta mas não a flor. As flores do trevo são lindas. Uma pena que seja uma erva daninha rsrs. Beijos de luar

Vane M. disse...

Felipa, que postagem doce, com flores de trevos, são lindas. Eu adoro observar a delicadeza das flores simples...também temos urtigas no Brasil, não sabia desse truque para arrancá-las, já que em alguns casos é usada como remédio. Um abraço, feliz Green day!

Ailime disse...

Boa noite Felipa, belíssimas fotos de flores e plantas pelas quais tenho muito carinho e que sempre me rodearam! Todas elas existem na minha aldeia natal e nos campos por aqui próximos! A primeira que me provocou grandes erupções e pruridos em criança estará na origem do nome da minha terra, apenas com alteração da primeira letra para O. Desejo-lhe bom fim-de-semana. Beijinhos Ailime

Lucinha disse...

Felipa,

Hoje foi o dia que vários posts me fizeram lembrar de coisas que não via há muito tempo. E a urtiga é uma delas. Isso me fez lembrar da infância lá na fazenda de meus avós.
Nunca vi urtiga por aqui.
As suas fotos ficaram lindas, como sempre.
Um abençoado final de semana. Beijos

chica disse...

A urtiga é danada. Lindas fotos! beijos, ótimo fim de semana!chica

eileeninmd disse...

Beautiful flowers and plants. They brighten up my rainy day! Have a happy weekend!

eileeninmd disse...

Beautiful flowers and plants. They brighten up my rainy day! Have a happy weekend!

Hayu Maselli disse...

Cara Felipa,

L'ortiche making me tingling and itchy. I have this weed at my garden a lot ;).
i quadri fogli they are so beautiful, are you ready for spring? ;)
hope that you have a great San Valentino.
wishing you a great weekend my sweet friend
love to you

GardenOfDaisies disse...

The flowers on each of these plants are so pretty. We had stinging nettle in the woods near the summer camp I would go to as a kid. Luckily there was a companion plant that grew near it that would make the stinging/itching stop. I don't remember what it was called.

Alfa & Ômega disse...

Felipa, eu atrasei os meus comentários, mas depois fui lá e visitei todos, mas não vi o seu. Agora vim saber de vc se havia postado. As urtigas são terríveis e foi boa a sua dica, pena que saí da fazenda e nunca mais as vi! Bom final de domingo e excelente semana!

Memaria disse...

I enjoyed your photos!
Very beautiful flowers and plants!
Have a great week!

Zizi Santos disse...

Felipa
sendo flor, eu adoro todas!
Flor de urtiga, não me lembro de ter visto, mas quando criança conheci a urtiga bem de perto!!!
Sua imagem da flor de trevo está linda! Tão linda que dá dó de arrancá-la. Ainda bem que tem a flor do trevo de jardim!
Adoei todas
uma boa semana para você
Zizi

Amara Mourige disse...

Lindíssimas fotos!Lá no sul tinha muita urtiga elas são danadas!
Bjs
Amara